PROJETO JORNAL TERENA

ESCOLA ESTADUAL I.E.M. PASCOAL LEITE DIAS
AQUIDAUANA - MS
ENSINO MÉDIO – NOTURNO
SALA DE TECNOLOGIA
Projeto (EYEKOÛTI) JORNAL INFORMATIVO

1- Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.

2 – Professores responsáveis: Marcilene Gabriel, Arcenio Francisco Dias, Rosinete Barbosa Pedro, Aldo Vigue.

3 – Público-alvo: alunos do  ensino médio( 1° , 2° e 3° ano ) e comunidade escolar.

4- Cronograma: 05 MESES

5- Disciplina envolvida: Língua Portuguesa e Língua Terena.

 6- Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, na nossa região e outros lugares, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal e bilíngüe, motivando  a criatividade dos alunos no que diz respeito à leitura e a produção textual.
7-Objetivos:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas do Ensino Médio:
· Manifestar o seu saber elaborado;
· Sentir-se motivado a escrever;
· Tornar-se bom produtor de textos;
·Liberar sua palavra, valorizando sua própria criatividade, cultura e bilíngüe.
-Específicos:
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Valorizar a interdisciplinaridade;
-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
-Utilizar  tecnologias de informação;
-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
  
8 – Metodologia:
-Inicialmente, o jornal terá um período 2°e 4° bimestre;
-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pelo coordenador da sala de informática;
-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar local e outras aldeias, através de entrevistas, reportagens, etc. Redigirão seus textos.
-Depois de formatado, o jornal será impresso e é feito também, o jornal mural;
-Os conteúdos do jornal impresso serão publicados  no blog da escola
9- Recursos:
Computadores, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita gomada.

10-Avaliação:
No decorrer do projeto será registrado e avaliado a atividade proposta.


2 comentários: