terça-feira, 3 de julho de 2012

PROJETO RECICLAGEM : O DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

·         Reciclagem: O destino dos resíduos sólido - EE EM PASCOAL LEITE DIAS

ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DO ENSINO MÉDIO PASCOAL LEITE DIAS
Ano de realização do Projeto: 2012.
Projeto Interdisciplinar e interescolar
Orientação: Professora Carmencilda Damasceno Severo
Parceria: Professores regentes e PROGETEC - Ensino Médio

Tema: Reciclagem: o destino dos resíduos sólidos
Duração: 15 dias 
 Resumo:
Estamos tentando buscar alternativas para que o lixo de nossa comunidade não prejudique as pessoas que vivem na comunidade do Limão Verde. Mas deve-se levar em conta que todos precisam aprender como descartar o lixo de forma adequada, que não coloque em risco a sua segurança e a escola não deve se furtar dessa tarefa. O aprender a usar esse recurso, o reconhecer quais são os comportamentos aceitáveis, deve fazer parte dos objetivos daqueles que se propõem a enganjar nesse projeto, partindo pelo meio de comunicação e informação no espaço escolar.  O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, cujo foco de aprendizagem será a estruturado com a finalidade de conscientizar, mantendo a natureza limpa e boa para se viver dando um destino certo para os lixos sem prejudicar a natureza.
 Justificativa
Portanto estudos provam que a utilização de redes sociais como ferramentas pedagógicas são excelentes resultados para que possamos divulgar a nossa preocupação com o meio ambienta. Queremos que a natureza não seja, mas prejudicada por causa dos lixos que são jogados fora sem coleta. Mas é preciso seguir alguns passos para que o projeto dê certo e conte com a efetiva participação dos estudantes. As redes são um espaço de liberdade para os adolescentes; é um lugar para eles se expressarem. Quando a escola entra com um trabalho direcionado utilizando as redes socias não é a mesma coisa. Os alunos temem ser policiados, então é preciso ser muito transparente na relação. É preciso também, garantir a autonomia do estudante para que a dinâmica possa acontecer. O professor dá o pontapé inicial, mas não pode engessa experiência. Por isso nos temos que divulgar a comunidade que o lixo deve ser recolhido ou ter um destino próprio para nao prejudicar a natureza nem as pessoas que moram na comunidade.                      
Objetivo geral
Buscar alternativas para os resíduos sólidos gerados na aldeia Limão Verde, pois a mesma não tem coleta de lixo ficando à mercê da natureza.
Objetivos específicos
Proporcionar o ambiente mais agradável e natural, evitando os transtornos causados tais como: insetos, animais peçonhento que causam doenças em geral;       
Trazer a comunidade para a escola;
Valorizar o ambiente natural e preervado;
Evitar a poluição do corrégo e do meio ambiente em que vivemos.
 Metodologia
Primeira etapa - Divulgação do projeto entre alunos, professores e coordenaçãopedagógica.                                                                                   
Segunda etapa - Pesquisa na STE com os professores          
Terceira etapa – Oficinas -fabricação de sabão caseiro, fabricação de puffets de pet, fabricação decomidas com cascas de frutas e verduras.                                                                                             
Quarta etapa – Criação de livros de receitas- do sabão, das comidas.                                                          
Quinta etapa – Culminância do projeto, demonstração das atividades realizadas pelos alunos, para comunidade local.                                                                                                 
Avaliação
            Participação, interesse, criatividade, coleta de informações e desempenho dos alunos nas produções e participações nos fóruns e canal de comunicação.
Divulgação
Rede social, blog da escola, portal do professor, sites educacionais
O projeto esta em andamento em breve fotos.......


Nenhum comentário:

Postar um comentário